Cidades do interior de SP permanecem em alerta para risco elevado de incêndios

Cidades do interior de SP permanecem em alerta para risco elevado de incêndios

A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), renovou o alerta de risco elevado de incêndios para todo o estado de São Paulo até sábado (14).

A região do centro-oeste paulista, que teve queimadas ativas e áreas com risco máximo para incêndios desde a primeira semana de setembro, permanece em alerta pelas altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar (URA) previstas para o final de semana.

Por conta desse cenário, o risco de incêndios é elevado e requer atenção especial em áreas de vegetação seca devido ao risco para queimadas.

O gabinete de crise montado pela gestão estadual no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE) segue mobilizado no monitoramento e coordenação das ações de prevenção e combate aos incêndios.

Mapa de risco de incêndio de todo o estado de São Paulo mostra situação de emergência. — Foto: Defesa Civil/ reprodução
Mapa de risco de incêndio de todo o estado de São Paulo mostra situação de emergência. — Foto: Defesa Civil/ reprodução

Previsão do tempo

Sem previsão de chuvas, a atenção se volta para a elevação gradual das temperaturas, que trarão uma sensação de calor e um ambiente abafado em todo o território paulista. Como o tempo estará seco, os índices de umidade relativa do ar (URA) devem cair no período da tarde, aumentando o risco para incêndios florestais, exceto na faixa litorânea.

Em São José do Rio Preto (SP) e Araçatuba (SP), as temperaturas devem ficar na casa dos 38 °C, com URA abaixo dos 20%. Em Presidente Prudente (SP) e Marília (SP), os termômetros podem registrar temperaturas máximas de 39ºC com URA abaixo dos 25%.

Nas regiões de Sorocaba (SP) e Bauru (SP), temperaturas máximas de 34 °C com URA abaixo dos 25%. Para a Região de Itapeva (SP), máxima de 32º C e URA abaixo dos 30%.

Leia também: Cinco pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas em Paranapanema


Fonte: G1/Globo – Foto: Paulo Pinto/Ag. Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *